quinta-feira, julho 02, 2009

Pro Cycling Manager 2009

O Pro Cycling Manager é um jogo que simula o papel de um manager (gerente) de uma equipe de ciclismo profissional (leia-se Europa).

Embora haja outros modos de jogo, o principal e mais divertido é o de carreira.

Escolha uma equipe, seja das TOP 20 (Pro Tour), ou do restante (chamadas na Europa de Continentais, em contraposição às primeiras, que participam das principais provas, de interesse mundial).

Qualquer que seja o nível da equipe que escolha, o manager terá que gerenciar orçamento, equipamento, treinamento, mas principalmente, as corridas, em 3D ou simuladas.

A cada ano, geralmente no final de junho, é lançada uma nova versão, para aproveitar a 'febre' gerada pelo Tour de France, a corrida mais importante do ciclismo mundial, que acontece em julho.

A partir de 2007, se não me engano, todas as corridas do jogo tem a opção de jogar em 3D, já que algumas provas nas edições anteriores só podiam ser simuladas.

Geralmente, a versão oficial tem em torno de 60 diferentes equipes e mais de 180 corridas/etapas jogáveis em 3D.

A cada ano o realismo dentro das provas melhora, mas a melhora é nos detalhes, que somente aficcionados pelo ciclismo são capazes de perceber.

Apesar das pequenas melhorias gráficas, mudanças na jogabilidade dentro das corridas são o mais interessam.

Detalhes como solicitar reabastecimento de água (2008-2009), ao invés de ter de 2 a 4 garrafinhas no início da corrida. (2005-2009), a adição de corridas de velódromo (2008-2009), a duração do comando de 'atacar' dentro da corrida, etc.

Mas o que acho mais interessante no jogo, é aprender as táticas e estratégia das equipes de ciclismo.

Observando as equipes/jogadores gerenciadas pelo computador, a gente acaba aprendendo a avaliar em que ponto da corrida pode ser interessante atacar, a controlar fugas. a preparar um sprint, a observar as diferentes papeis dos ciclistas dentro de uma corrida, como gregários, livres, sprinters e líderes, a escolher os equipamentos, etc.

Para ciclistas que pretendem levar a sério o esporte, talvez se tornar um profissional, é um jogo muito educativo, porque reproduz em detalhes características das corridas de ciclismo.

O site do jogo é http://www.cycling-manager.com/pcm/

Embora o site seja em inglês, todas as versões do jogo apresentam opção do idioma português, que é configurada por padrão na instalação, ou pode ser mudada dentro do jogo.

A versão 2009 custa 39 dólares (versões anteriores já foram mais caras até), mas com o tempo o valor diminui.

A versão 2008 teve seu preço reduzido em janeiro, para $ 19.99.
http://focus.gamesplanet.com/game-Pro-Cycling-Manager-2008.html?affilie=PCM08

Curiosamente, enquanto o PCM 2006 pode ser encontrado a $9, 99,
(http://www.gamersgate.com/DD-PCM2006/pro-cycling-manager-2006)

o PCM 2007 é impossível de ser encontrado para venda (talvez porque seja o único que chegou a ser crackeado),

Talvez a longa vida da versão 2006 se deva aos fãs, que desenvolveram novas bases de dados (informações sobre equipes, ciclistas) atualizadas, e em alguns casos, até verdadeiros mods do jogo, com muito mais corridas.
Um mod para 2007 da versão 2006 chega a ter uma equipe brasileira, a Scott/Marcondes Cesar/S.J dos Campos.
Para aqueles que se interessarem, esse mod fica em http://www.ppdb.nl/forum/viewtopic.php?f=78&t=5933

Minha sugestão, em relação à relação custo benefício, é para aqueles que tem um computador com placa de video mais antiga, escolham o PCM 2006.

A versão 2008 trouxe uma boa melhoria gráfica no jogo, e de certa forma, é mais fácil do que a versão 2006, usando alguns pequenos truques. É uma boa opção para quem tem um PC com uma placa de vídeo melhor mas não quer ou não pode gastar muito.

A grande diferença da versão 2009 em relação às anteriores, para mim, é a possibilidade de criar sua própria equipe, ao invés de apenas escolher uma equipe existente. Isso já era feito nas edições anteriores usando programas externos, mas agora, passa a ser parte do jogo. O jogo trouxe algumas mudanças na interface dentro das corridas, mas a interface fora das corridas é praticamente a mesma desde o PCM 2007. É para quem deseja o supra-sumo.

Obviamente, a cada ano, as equipes, e as características de cada ciclista são atualizadas, mas há diversas databases atualizadas de versões anteriores em fóruns da comundade.


Mas é possível conhecer pelo menos uma parte de cada versão sem desembolsar um centavo: existem demos disponíveis para download:

PCM 2006
http://www.gamershell.com/download_14319.shtml (392MB)


PCM 2007
http://www.gamershell.com/download_20275.shtml (426MB)

PCM 2008
http://www.gamershell.com/download_29572.shtml (756MB)

A versão 2009 ainda não lançou demo, mas há um trailer oficial:
http://www.cycling-manager.com/pcm/index.php?rub=news-info&id=17

De qualquer forma, eu já tinha comprado antes do lançamento (pré-ordem). ;-)

Enquanto a oportunidade de gerenciar uma equipe de ciclismo de verdade não chega, eu vou me divertindo com a versão digital.


--
Atenciosamente

--
=========================
Alexandre Andrade
Hipercenter.com

33 comentários:

Louro disse...

oi, bom post gostei pq tb gosto mt de ciclismo.. so nao percebi uma coisa.. podemos criar a nossa equipe e por la jogador de outras equipes? por exemplo criar uma equipa com um nome qualquer e meter la o alberto contador?
abs!

marcin ciborg disse...

gostaria de saber se tem como baixar o800 rsrs tem versao em portugues,nao consegui ascessar pra ver como funciona conto com umas dicas obrigado na atual situaçao que estou so mesmo ciclismo virtual valeu um abç marcin

alexandre andrade disse...

Louro,
Isso é possível no modo carreira do Pro Cycling Manager 2009.

Mas somente nessa versão.

alexandre andrade disse...

Márcio,

o pcm 2007 é o único que foi crackeado e pode ser encontrado usando o emule.

Mas por apenas 9,99 dolares (20 reais) você compra a versão original do PCM 2006, que é muito boa e não exige um computador muito moderno.

Pedro Martins disse...

ola! eu tenho o jogo e ja o jogo mas tipo, n percebo uma coisa. Nao da pa por a lingua em portugues... so da ingles, dinamarques e finlandes...:S keria saber se existe uma patch para por a lingua em portugues...

alexandre andrade disse...

Pedro,

Eu tenho o jogo, comprado e baixado da loja oficial, e ele ao instalar, já configura para português. De qualquer forma, em Opções/options, na penúltima aba, dá para escolher entre ingles, francês, italiano, holandês e português.

A Cyanide distribui algumas versões contendo linguagens diferentes dependendo do mercado, eu sabia da versão alemã e japonesa. Talvez eles tenham feito uma versão dinamarquesa, finlandesa, e foi essa que vc pegou.

Tomás disse...

Venham ver este forum é fixa para quem tem PCM2009:
http://pcm-2009.forumeiros.com/forum.htm

Tomás disse...

Pedro,
A versão pirata não tem lingua portuguêsa compraste pirata?
Isto não é uma acusação só te estou a perguntar.

ruben disse...

oi pessoal so pr dizer que tenho o pcm 2009 , mas nao percebo uma coisa , como é que se cria a propria equipa pondo la os ciclistas que quisermos?

alexandre andrade disse...

Rubem,

Para criar uma equipa própria escolhendo os ciclistas, inicie uma nova carreira, preencha os dados do treinador (você), passe pela segunda tela de opções.
Na terceira tela, que permite escolher as equipes, há um botão embaixo, perto do botão "Próximo" ou "Next" chamado "equipe personalizada" ou "custom team".
Clique nele e aparecem as opções para formar o seu time

tomas disse...

gostava de saber so uma coisa,ao criarmos a nossa equipa podemos por os ciclistas que quisermos ou nem todos dão,e so mais uma coisa quantos ciclistas podemos por na nossa equipa(qual o limite)?

alexandre andrade disse...

tomas,

O limite é o orçamento. já pus até o contador em uma equipe.

O orçamento varia de acordo com uma opção na segunda tela da equipe (a primeira opção da tela)

O mínimo de ciclistas varia entre 10 e 15 e o máximo de 25.

filipe disse...

olha so pr saber uma coisa,sera que da pr pôr como por exemplo uns 3 ciclistas de outra equipa na team columbia e de seguida fazer um tour completo com esses 3 ciclistas na team columbia mas sem ser pelo modo carreira?

alexandre andrade disse...

Filipe,

Para responder à sua pergunta tive que fazer testes no PCM 2009.

Não é possível incluir ciclistas no modo "stage race" ou mesmo "custom tour".
O que o jogo permite no modo custom, é escolher as equipes que participarão da corrida, bem como escolher qual equipe você comandará.

Personalizar equipes, por enquanto, só no modo carreira. Você pode começar com a Columbia, e no decorrer do jogo, contratar outros ciclistas.

carlos disse...

gostaria de saber como fazer para obter as informaçoes sobrea acorrida e ciclistas quando jogamos em 3D . No pcm 2008 era em baixo onde tinha um i, e ao clicar abria um separador com os dorsais, sprints, classificaçoes etc... neste pcm nao sei como fazer... pf ajudem o mais rapido possivel...saudaçoes

alexandre andrade disse...

carlos,

da mesma forma que todos os pcm desde 2005: simplesmente aperte a barra de espaço....

Louro disse...

oi, como faço pra mudar a database sum jogo no pcm 2009?
abs!

Louro disse...

dsc enganei-me, no pcm 2006

alexandre andrade disse...

Louro, em todos os pcm, o jogo é iniciado escolhendo uma database (o jogo oficial só tem uma database).
A melhor databse para o pcm 2006, é sem dúvida a do ppdb Giant, que na verdade, é um mod, modificando o jogo por inteiro.

http://www.ppdb.nl/forum/viewtopic.php?f=78&t=5933

No tópico, além do download, seguem instruções detalhadas de como instalar a database e um novo jogo.


Outras databases, mais simples basta colocar a database no mesmo diretório da database oficial. Como não tenho o pcm 2006 instalado mais, não me lembro qual diretorio exatamente, mas geralmente fica em C:\Arquivos de programas\Cyanide\PCM2006\.. alguma coisa e \solo

Estando a nova database do lado da antiga, vc tem que ir em opções, escolher a database padrão, e iniciar um novo jogo.
O novo jogo é uma cópia da database padrão, então você pode alterar a database padrão o quanto quiser que não interfere nos jogos já iniciados.
Mas muitas databases vêm com alterações visuais e gráficas, que fazem alterações para qualquer database.
Geralmente, toda database vem com instruções de como instalá-la, as instruções acima são para as mais simples.

Eduardo disse...

QUERO UMA AJUDA, PARA COMPRAR O JOGO NO SITE OFICIAL, É POSSIVEL COM VISA ELECTRON??? QUANTO TEMPO DEMORA PARA RECEBER? TEM ALGUM TAXA EXTRA ALÉM DOS U$ 39,90???? ABRAÇOS!!!

alexandre andrade disse...

Eduardo,

Geralmente esse tipo de compra só é possível com cartao de crédito internacional, seja Visa, Mastercard ou American Express.
Outra forma de Pagamento é o Paypal, mas acaba tendo que ter cartão de crédito internacional do mesmo jeito.
Uma solução é pedir a um amigo que tenha cartão de crédito para comprar para vc. ou transfira créditos para o seu paypal.
Vc abre uma conta paypal, ele também, vc manda um email para ele solicitando um pagamento, coloque 42 doláres ou mais, o paypal cobra de quem recebe.
Aí vc pode fazer a compra utilizando o paypal, com o seu email e poderá reinstalar o jogo quantas vezes quiser (são liberadas 3 ativações por vez).

alexandre andrade disse...

Eduardo,

A liberação do jogo é imediata após o pagamento, mas é download, se não tiver banda larga vc pode baixar da casa de um amigo ou de uma lan-house e gravar em dvd. Ele vai pedir o códito de ativação após a instalação.

Carlos disse...

BOAS....gostava de saber como validar o editor dos ciclistas quando vamos a base de dados? obrigado

alexandre andrade disse...

Carlos,

A lógica dos editores do PCM sempre foi assim:

1. Ele faz uma cópia do db original
2. Vc edita.
3. Vc salva novamente o bd (com um novo nome ou sobre o antigo
4. Ele é usado em uma nova carreira.

Isso porque cada carreira faz uma cópia do bd original que vai se modificando conforme vc joga.

E só é interessante modificar um bd para uma nova (ou novas) carreiras, porque que se modificar uma carreira existente é como "chatear" ou burlar o jogo.

Ruben disse...

tenho so uma duvida por exemplo se eu quizer fazer um comboio pr o sprint do mark cavendish como é que faço um comboio nos ultimos quilometros com 2 ou 3 ciclistas pr lançar por exemplo o cavendish?

guedes disse...

oi ....... por exemplo eu vejo na altura pr o sprint 2 ciclistas de quase todas as equipas a avançar pr o sprint eu ja tentei com 2 ciclistas e de seguida clicando nakele botao com um s e uma seta mas n da nd ou seja n sei o k fazer so peço uma ajudinha ao que diz respeito a isto.

alexandre andrade disse...

Para fazer comboio, tens que ter ciclistas bons de plano.
quando chega 10km ou menos, coloca teus ciclistas puxadores em esforço de 80-90%, e coloca seu sprinter para acompanhá-los.

À medida que os puxadores cansarem, coloca o segundo e assim por diante, até chegar a menos de 3km, quando começa o sprint. Se tiver algum sprinter à frente do seu, coloque o seu para acompanhá-lo, com esforço de 99% e agressivo, e com 1km para o final, coloque-o para sprintar.

marcio disse...

gostaria de saber:esse jogo tem pra p. station?seria interessant e ter!!!

fernandes marcio disse...

cara!! que burocracia pra enviar 2 menssegen

alexandre andrade disse...

Márcio,

A versão 2009 também está disponível para PSP (Playstation Portable) e XBox Live Arcade.

Sobre a dificuldade para colocar os posts, é uma funcionalidade do blogger, mas em compensação permite que você seja avisado quando houver uma resposta

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma correção em seu artigo:

Tenho o Cycling Manager 4, refernete ao ano de 2004, e é possivel jogar as corridas em 3d, e não somente simular.


Na verdade eu tinha demos de versões anteriores e era possivel jogar as corridas 3d.


Não sei da onde tirou isso que o jogo anteriores a 2007 não era possivel jogar em 3d, somente simular. Essa informação não procede.


Sobre o crack, que eu saiba para todas as versões existem crack, é que a mesma inforamção não chegou ao seu conhecimento.


Sem mais,


André

alexandre andrade disse...

Ao Anonimo, a respeito de

"Tenho o Cycling Manager 4, refernete ao ano de 2004, e é possivel jogar as corridas em 3d, e não somente simular."

O que eu quis dizer é que a partir até o Cycling Manager 2006, 180 ou mais provas do Calendário eram jogadas em 3d, e algumas outras podiam ser apenas simuladas. Obrigado por me fazer deixar mais claro.

Quanto aos cracks, eu realmente não tinha a informação que todas as versões tinham um crack, mesmo porque a partir de 2005 eu comprei todos as versões originais.

Anônimo disse...

eu tenho o pcm 2007. 2008 2009 e 2010 crackeado