sexta-feira, julho 17, 2009

Economia - Bons resultados se devem ao aumento do salário e políticas para baixa renda

Eu já defendia entre amigos que o sucesso econômico do governo Lula se devia ao aumento do salário mínimo e outras formas de distribuição de renda.

Hoje encontrei uma matéria em que um professor de economia afirma exatamente isso:


Pettersen explica que as causas para esse crescimento estão no mercado interno. Primeiro por causa do aumento do salário e das políticas públicas voltadas para a população de baixa renda. Segundo, pelo fato de a economia brasileira ser diversificada.

http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=116208

Ao contrário do que nossa elite sempre afirmou, o que funciona não é "deixar crescer o bolo para depois repartir", mas "distribua que cresce".

Curiosamente, Jesus fez algo semelhante no milagre da "multiplicação dos pães e peixes".

A explicação é extremamente simples: se você pega 100 reais e dá ao rico, ele coloca no banco ou mesmo envia para o exterior, já que ele tem tudo o que precisa.
Se você dá 100 reais ao pobre, no dia seguinte os 100 reais estão circulando na economia, porque ele tem tantas necessidades a satisfazer que nem tem como pensar em economizar.

Sejam esses 100 reais de aumento no salário mínimo (obrigando os ricos a distribuir um pouco mais a renda)  ou de bolsa família(o governo gastando diretamente com quem precisa,), o certo é
que a políca de Lula gera um enorme incentivo à economia.


--
Atenciosamente

--
=========================
Alexandre Andrade
Hipercenter.com

Nenhum comentário: