domingo, outubro 25, 2009

Higiene em excesso faz mal à saúde das crianças, diz estudo

Estudos realizados pela Universidade Duke (EUA) concluíram que limpeza em excesso na infância faz mal à saúde adulta por inibir ou interromper a produção e a ação de anticorpos do nosso organismo, alterando assim nossa imunidade natural. Segundo os pesquisadores, crianças que lavam as mãos, a cada dois minutos, não entram em contato com a natureza por medo de alergias e se privam do contato com agentes externos, causadores de doenças, e por isso, teriam menos resistência à bactérias e vírus do que aquelas, cujas mães não fazem tanta questão de ver tudo sempre tão limpinho.

Os pesquisadores explicam que isto acontece por que nossa imunidade é construída na infância, a partir de estímulos externos e reações internas do organismo e que, quando esta relação de dependência é afetada de alguma maneira, não produzimos anticorpos suficientes para combater a doença e chegamos a vida adulta com mais chances de desenvolver quadros graves de alergias e baixa resistência.

O resultado é que como o organismo nunca entrou em contato com determinada doença, não sabe como reagir a ela. É como se o nosso cérebro e o nosso corpo não funcionassem diante daquele organismo estranho. Por isso, os médicos aconselham ponderação e bom senso na hora de educar as crianças.

Para eles, passeios no parque, andar descalço na areia e provar novos alimentos são atividades naturais e necessárias aos pequenos, e privá-los pode ser prejudicial no futuro.

http://msn.minhavida.com.br/conteudo/10394-Higiene-em-excesso-faz-mal-a-saude-das-criancas-diz-estudo.htm


-------------------

De qualquer forma, não é nada que quem tenha estudado a história do Brasil não saiba, já que os indíos morreram mais por causa das doenças causadas pelo simples contato com os brancos do que em guerras ou assasinatos.



--
Atenciosamente

--
=========================
Alexandre Andrade
Hipercenter.com

Nenhum comentário: