segunda-feira, maio 03, 2010

Gestão Pública do Esporte

Estou trabalhando há dois meses com a área de Esportes no Setor Público.


Onde trabalho se faz uma divisão em três tipos de esportes para políticas públicas:


  1. Esporte educacional – Políticas desenvolvidas em conjunto com a área educacional, focam essencialmente o ensino básico e médio

  2. Esporte de participação – Políticas desenvolvidas com o objetivo da prática esportiva para lazer e saúde, basicamente.

  3. Esporte de rendimento – Políticas para o esporte de competição amador.


Não percebi um esforço estruturado para profissionalizar o esporte, embora o esporte profissional seja o grande chamariz para a prática esportiva.


Também pouco se fez para estimular o Esporte como um setor da economia, como o Turismo ou até mesmo a Cultura.


É fato que trabalhar com esporte envolve atender a diversos públicos, com objetivos distintos, e normalmente com recursos muito escassos.


Quem for trabalhar nessa área, tem que ter um papel de articulação muito grande, pois há grande possibilidades de parcerias, mas pouco aproveitadas.


Também é muito pouco aproveitado o potencial de cooperação regional entre os municípios. A cooperação entre eles é essencial para vitalizar o esporte, especialmente o de rendimento e eventualmente o profissional.


Se alguém tiver algum material sobre gestão pública do Esporte e quiser me encaminhar, pode enviar para o e-mail alexandremasbr (arroba) gmail.com


--
Atenciosamente

--
=========================
Alexandre Andrade

Nenhum comentário: