sexta-feira, abril 13, 2007

Tempo vale mais do que dinheiro


Tempo vale mais do que dinheiro

Não importa se você é rico ou pobre, ou mesmo miserável, o seu tempo vale mais do que dinheiro.

Se você é um pobre trabalhador, a riqueza gerada por seu trabalho nas horas que você recebe para ficar à disposição da empresa é sempre maior do que você recebe. Afinal, uma parte do valor que você gera fica com o cliente e a outra com o patrão. Quanto mais tempo você economizar para o seu patrão ou o cliente, mais dinheiro o seu tempo vale.

Se você é patrão, o seu tempo vale tanto que é melhor pagar outras pessoas para fazerem um monte de coisas do que você mesmo fazer. O seu tempo é tão valioso que é melhor pagar alguém para varrer a loja, fazer a contabilidade, ir ao banco ou mesmo ser gerente em uma de suas lojas ou da sua empresa. Não gaste o seu tempo fazendo o que você pode pagar outra pessoa para fazer. O seu tempo precisa ser gasto em coisas mais importantes.

Para o cliente, o tempo economizado por um produto ou serviço vale mais do que o dinheiro. Compramos passagens áereas para não gastar tanto tempo com ônibus, compramos coisas pela internet porque não temos tempo de ir à loja. É melhor pagar um advogado caro do que passar um tempo na cadeia, assim como é melhor perder um objeto ou o carro do que o resto do tempo da sua vida em um assalto.

O tempo é um recurso finito, para cada um de nós. O dinheiro não. O tempo perdido na juventude não pode ser comprado na velhice. Os espertos compram o tempo dos outros poderem usar melhor o próprio tempo. Assim é que ficam ricos. As pessoas em geral valorizam muito pouco o próprio tempo. Eu me surpreendo quando ouço alguém dizer que está fazendo algo "para passar o tempo",  como se ele fosse algo que fosse para jogar fora!!

O recurso mais importante em qualquer empresa não é o capital, ou a tecnologia. Esses são abundantes e podem ser obtidos por pessoas que sabem usar o tempo. A preocupação principal de qualquer gerente deve ser gerenciar o tempo das pessoas, porque isso é que faz a diferença entre uma empresa vencedora e uma outra qualquer.

Embora haja muitos aspectos para um gerente acompanhar em uma empresa, o essencial é um só: organizar e distribuir o tempo das pessoas. Quando o gerente dá uma ordem ou distribui uma tarefa, ele está decididindo sobre o uso do tempo daquela pessoa.  Qualquer economista sabe que a riqueza de um povo ou empresa está diretamente vinculada à produtividade, isto é, ao quanto de valor um trabalhador produz em um ano.

Então, pare de desperdiçar o seu tempo, e pior ainda, o tempo da sua equipe! Você está jogando uma riqueza imensa fora!.
    Só determine tarefas absolutamente necessárias.
    Desenvolva a sua equipe para que ela seja o mais eficiente possível e ao mesmo tempo faça aquilo que realmente tenha valor para o cliente.
    Lembre-se que economizar o tempo do cliente é o que realmente cria valor. Quanto vale um atendimento adequado, informações claras e produtos que realmente cumprem a promessa do vendedor? O cliente percebe que não perde tempo procurando sua empresa. Isso vale a satisfação do cliente, seguida da fidelidade, que permite o lucro, que por sua vez permite pagar melhores salários para sua equipe.
    Portanto, se você é gerente, aprenda a gerenciar o tempo, o seu e o da sua equipe. E fique rico!

   


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Alexandre Miguel de Andrade Souza

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