quarta-feira, janeiro 25, 2006

Configuração do sudo para acesso sem senha

username        ALL = (ALL) NOPASSWD: ALL


--
=========================
Alexandre Miguel de Andrade Souza
Visite meu blog http://alexandremas.blogspot.com/
Sobre php, linux e afins

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Reflexões sobre tempo, espaço, vida e trabalho



Segundo a Wikipedia, o tempo,


"Por influência de idéias desenvolvidas por Einstein (teoria da relatividade), tempo vem sendo considerado como uma quarta dimensão do continuum de espaço-tempo do Universo, que possui três dimensões espaciais e uma temporal.

Pode dizer-se que um acontecimento ocorre depois de outro acontecimento. Além disso, pode-se medir o quanto um acontecimento ocorre depois de outro. Esta resposta relativa ao quanto é a quantidade de tempo entre estes dois acontecimentos. A separação dos dois acontecimentos é um intervalo; a quantidade desse intervalo é a duração.

Uma forma de definir depois baseia-se na assumpção de causalidade. O trabalho realizado pela humanidade para aumentar o conhecimento da natureza e das medições do tempo, através de trabalho destinado ao aperfeiçoamento de calendários e relógios, foi um importante motor das descobertas científicas."


Podemos inferir da definição acima que tempo está relacionado aos acontecimentos da sua vida. Seu tempo começou no seu nascimento, e irá terminar na sua morte. O seu dia começa, na verdade, quando você acorda, e você terá mais ou menos tempo para fazer determinadas coisas dependendo do momento em que acorda.


A noção de tempo está associada, na teoria de Einsten, à noção de espaço, e a relação espaço-tempo é chamada de velocidade. Substituindo (como em uma fórmula matemática), o espaço por acontecimentos (a noção de acontecimento envolve algo externo ao observador) ou melhor ainda, por ações (algo que o observador faz), tem mais tempo e, portanto, mais vida (conjunto de ações realizadas entre o nascimento e a morte) quem faz determinadas coisas mais rápido.


Vamos analisar um pouco mais esse conceito de vida. Comparemos duas áreas de igual tamanho, em contextos distintos: um pedaço de deserto e uma área de igual tamanho na floresta amazônica: dizemos que há mais vida na floresta amazônica, não porque essencialmente há mais matéria, mas porque há mais seres vivos, e consequentemente, mais ações (associamos vida a movimento, ação). A areia do deserto não executa ações (com a execeção de se mover ao sabor do vento). Imagine um objeto comumente inanimado (um copo, ou uma cadeira) se movendo sozinho. Uma expressão comum seria: Isto está vivo!


Embora qualquer atividade possa ser considerada uma forma de trabalho, geralmente associamos a idéia de trabalho apenas às atividades relacionadas à obtenção de recursos, que podem ser guardados/investidos ou gastos em outras atividades.


O trabalho é algo que idealmente associamos ao período de vida adulta, e que não desejamos nem para as crianças (porque ainda não estão prontas) e nem para os idosos (já cumpriram a sua parte).


Também muitas vezes dissociamos trabalho de "vida": "Fulano não tem vida, só trabalha". Viver seria, neste caso, realizar atividades relacionadas ao lazer, estar com a família, amigos, etc. Também dizemos que uma pessoa é vivida quando conheceu muitas pessoas e lugares. Uma associação de lazer e espaço. (viagens são uma forma de "ampliar" seu espaço).


Algumas conclusões que podemos tirar desse conjunto de conceitos são:


Você vive mais quando faz mais atividades de trabalho em menos tempo, o que lhe permite tempo para atividades que lhe dão mais prazer.

Você "vive" mais se adiciona prazer ao seu trabalho, ou de outra forma, se realiza um trabalho que lhe dá prazer.


Você vive mais se faz coisas diferentes em lugares diferentes e conhece ou se relaciona com pessoas diferentes.

.

O seu tempo é sua vida: use-o sabiamente.



--
=========================
Alexandre Miguel de Andrade Souza
Visite meu blog http://alexandremas.blogspot.com/
Sobre php, linux e afins

quinta-feira, janeiro 05, 2006

O Jogo de RPG "vida"

Foi lançado o jogo de RPG (Role Playing Game) chamado Vida.
No jogo Vida, diferentemente de outros RPGs, o local onde você inicia o jogo e os recursos disponíveis no início do jogo são completamente aleatórios, porque você inicia o jogo como um bebê, e não pode escolher seus pais, a profissão deles ou quanto dinheiro eles têm.

No jogo vida, a infância é muito importante, mas muitos dos eventos a que o jogador está submetido não podem ser escolhidos por ele. Não se pode escolher a escola, se vai morar com o pai ou com a mãe, ou com ambos, ou mesmo com os avós ou em um orfanato.
Nessa fase, o que o jogador pode fazer é entender o mundo como lhe é explicado, e começar a formar uma idéia de qual será seu objetivo no jogo. Pois é, no jogo Vida, os objetivos nunca são claros e as opiniões sobre quais são os objetivos do jogo variam de jogador para jogador.
Há quem acredite que o objetivo principal seja ganhar dinheiro, e passarão o restante do jogo buscando acumular fortuna.
Outros acham que é ser poderoso, esses então tem uma certa dificuldade. Tem que definir para si mesmos qual é o tipo de poder que querem e quanto querem. Desde que poder pode ser definido como influenciar os outros a seguirem a sua vontade, eles também tem que decidir sobre qual aspecto deverão influenciar os outros, e o quanta influência devem exercer. O mais interessante é que esses passam o jogo inteiro preocupados com o que os outros estão fazendo, para saber se realmente tem poder. Não é engraçado?
Outros acham que o objetivo do jogo é ter prazer. Buscam o prazer sob qualquer forma, desde que, éhhh, humm, cause prazer.
Outros buscam uma tal de felicidade, mas nunca conseguem explicar o que é. Eu é que vou saber?
Outros pensam que o objetivo do jogo é na verdade, conseguir acesso a outros jogos. Dependendo de como ele jogar o jogo Vida, ele ganhará um jogo chamado Céu, ou um jogo chamado Inferno, e outros mesmo acreditam que podem jogar varias outras vezes o jogo Vida e serão bonificados positiva ou negativamente no início do próximo jogo dependendo do seu comportamento no jogo anterior. Eles costumam chamar isso, estranhamente, de espiritualidade.

Mas observando o comportamento dos jogadores nos testes que fizemos, constatamos que:
O fato de não poder escolher os pais não limita diretamente os objetivos dos jogadores, mas percebe-se uma grande influencia dos pais na definição dos objetivos dos filhos, especialmente quando os pais já possuem muito dinheiro e poder.
A maioria dos jogadores acredita que o desenrolar do jogo lhe permitirá o acesso a outros jogos, como o Céu, Inferno (este todos querem evitar), ou nas próximas vezes que jogar o jogo.
Embora poucos jogadores definam como objetivo a reprodução da espécie, a esmagadora maioria por vontade ou em decorrencia de acontecimentos não desejados no desenrolar do jogo, procria, e gosta da atividade de criar os filhos. Recentemente, o número de filhos por jogador tenha reduzido bastante, é um aspecto relevante no desenrolar do jogo.
O fato do jogador definir seus objetivos no jogo geralmente aumenta a satisfação com o jogo, embora os jogadores frequentemente mudem de objetivos ao perceberem que não alcançarão os objetivos iniciais. Isso é perfeitamente possível no jogo.
A satisfação do jogador não é proporcional a um índice quantitativo do seu objetivo no jogo. Isso quer dizer que dois jogadores que definiram como objetivo ganhar dinheiro, e que um tenha o dobro de dinheiro do outro, não é necessariamente nem o dobro mais feliz do que o primeiro, e nem sequer mais feliz. Tudo depende do ponto inicial (quanto do objetivo inicial ele possuía no início do jogo, ou mesmo a partir de um determinado momento do jogo) e também de outros aspectos que ele não definiu como objetivos. Isso quer dizer que um jogador que tenha definido dinheiro ou poder como seu objetivo principal pode ter sua satisfação com o jogo reduzida se aspectos como prazer, reprodução, espiritualidade ou outros não são desenvolvidos no desenrolar do jogo.

Embora tenhamos desenvolvido o jogo lembramos que:
Não sabemos se é possível jogar o jogo mais de uma vez. Portanto, tanto o aprender a joga-lo como nível de satisfação alcançado deve ser buscado durante o próprio jogo, independentemente do ponto de partida ou do desenrolar dos acontecimentos.
Não prestamos suporte técnico, embora outros jogadores possam querer influenciá-lo com sua própria opinião.
O jogo foi desenvolvido única e exclusivamente para dar a você a oportunidade de jogar. Lamentamos dizer que se não gostou, não podemos fazer nada. O que você vai fazer no desenrolar do jogo nos interessa exclusivamente como espectadores, eventualmente.
A nossa idéia inicial foi a seguinte: criamos uma estrutura lógica e de hardware com tendência à complexidade, ou evolução.
Esse jogo foi lançado à bilhôes de anos e era extremamente simples: Alguns tipos de elementos químicos com propriedades físicas que poderiam ser alteradas e recombinadas, em uma quantidade não revelada. Dizem alguns jogadores de nível avançado que a quantidade de matéria não pode ser alterada, mas isso é o que eles falam. Não garantimos que não haja a possibilidade.
Com o passar do tempo, esses elementos quimicos foram, como planejado, se recombinando e alterando suas propriedades, aumentando sua variação e complexidade. produzindo jogadores da próxima geração com níveis variados de informação e adaptabilidade. Alguns deles conseguem passar informação para a próxima geração, mas de qualquer forma todos os jogadores influenciam o desenrolar não só do seu próprio jogo, mas como o dos outros jogadores. E influenciam também o ponto inicial e a jogabilidade de jogadores que participarão do jogo no futuro. Esquecemos de dizer que o jogo é completamente interativo.
Estranhamente, um jogador pode ser uma combinação de outros jogadores, geralmente sem ter consciência disso. Assim, um animal é composto por vários vários elementos químicos, e uma manada é um conjunto de animais. No caso de jogadores humanos, uma família, um time, ou uma empresa é um jogador que é composto por vários seres humanos.
O desempenho desses jogadores complexos depende essencialmente de alguns fatores: Quem passa as informações essenciais (DNA ou empreendedor, como exemplos), como ocorre a troca de informações entre os elementos constituintes do jogador e da troca de informações e recursos com o ambiente.
Em geral, você participa de vários jogadores complexos, mas você não precisa se submeter aos objetivos determinados pelos outros elementos constituintes. Muitas vezes você não poderá mudar seu pertencimento, mas pode decidir sua participação, como por exemplo, você não pode deixar de pertencer à família dos seus pais, mas você poderá decidir abandoná-la, participar dela, ou ser indiferente.
Um último aviso: Embora o jogador em geral não decida quando o jogo termina, alguns aspectos do desenvolvimento do jogo podem determinar uma redução ou aumento no tempo de jogo.
Lembramos que é perfeitamente possível acreditar que de uma forma ou de outra, embora o jogador tenha terminado seu tempo de jogo, sua influência no jogo permanece, através das informações que passou a outros jogadores, e da sua reprodução direta. Portanto, sugerimos que você ao jogar, pense não só no desenrolar do seu jogo, mas também na influência que vai permanecer quando seu tempo de jogo acabar.

PS: Não se preocupe onde encontrá-lo, você já está nele.



--
=========================
Alexandre Miguel de Andrade Souza
Visite meu blog http://alexandremas.blogspot.com/
Sobre php, linux e afins