terça-feira, agosto 28, 2007

Lógica de gerenciamento top down

1. Definem-se os objetivos
2. Para cada objetivo, define-se indicadores. Um indicador é composto por um produto e uma quantidade para este produto, em um determinado prazo.
3. Para cada produto definem-se as tarefas necesssárias (ou não, neste caso imaginadas), na sua produção e sua sequência. Para efeito de calcular a carga de trabalho necesssária pode-se incluir o tempo (em minutos) necessário de cada tarefa para a entrega de cada unidade de cada unidade do produto. Esse valor poderá ser comparado (e\ou atualizado) depois, com o tempo efetivamente gasto, mensurando assim, a produtividade e a carga de trabalho.
4. As tarefas são associadas a atividades, que são grupos de tarefas, arrajandas por uma lógica qualquer, e que são previamente definidas.
5. As tarefas são atribuídas a perfis de usuários.
6. Os usuários são associados a perfis, que determinam o que ele pode ou deve fazer
7. Ao realizar tarefas, os usuários preenchem relatórios de trabalho, que consistem de tarefa realizada, tempo gasto, e produto resultante (0 ou múltiplo de 1)
8. Os dados acumulados dos relatórios de trabalho são comparados com os indicadores para verificação do desempenho.

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Alexandre Miguel de Andrade Souza